1.DESCRIÇÃO DAS VAGAS
|
Função |
Código
da Vaga |
Regime
das atividades |
Resumo
das Atribuições |
Escolaridade
mínima |
Quantidade
de Vagas |
Valor
Mensal Bruto (R$) |
Duração
do contrato |
|
P1 -
Pós-doc B |
PRESENCIAL |
Ver anexo I |
Doutorado
Completo |
1 |
4255,00 |
12 | |
|
Mestrando (40h) |
PRESENCIAL |
Ver anexo I |
Graduação Completa |
1 |
2415,00 |
12 | |
|
Mestrando (40h) |
P1 - Mestrando B |
PRESENCIAL |
Ver anexo I |
Graduação Completa |
1 |
2415,00 |
12 |
|
Graduando (20h) |
P1 - Aluno de
Graduação B |
PRESENCIAL |
Ver anexo I |
Ensino Médio Completo |
1 |
805,00 |
12 |
|
Doutorando
(40h) |
P4 - Doutorando
B |
HÍBRIDO |
Ver anexo I |
Mestrado Completo |
1 |
3565,00 |
12 |
|
Bolsista de
Inovação III (20h) |
P4 - Bolsista
Inovação III |
HÍBRIDO |
Ver anexo I |
Mestrado completo ou doutorado em andamento |
1 |
2070,00 |
12 |
|
Graduando (20h) |
P4 - Graduando
B |
HÍBRIDO |
Ver anexo I |
Ensino Médio Completo |
1 |
805,00 |
12 |
|
Mestrando (40h) |
P5 - Mestrando
A |
PRESENCIAL |
Ver anexo I |
Graduação Completa |
1 |
2415,00 |
12 |
|
Mestrando (40h) |
P5 - Mestrando
B |
PRESENCIAL |
Ver anexo I |
Graduação Completa |
1 |
2415,00 |
12 |
|
Graduando (20h) |
P5 - Graduando
AB |
PRESENCIAL |
Ver anexo I |
Ensino Médio Completo |
805,00 |
12 | |
|
Graduando (20h) |
P5 - Graduando
CD |
PRESENCIAL |
Ver anexo I |
Ensino Médio Completo |
805,00 |
12 | |
|
Mestrando (40h) |
P7 – Mestrando
A |
PRESENCIAL |
Ver anexo I |
Graduação Completa |
1 |
2415,00 |
12 |
|
Graduando (20h) |
P7 - Graduando
ABC |
PRESENCIAL |
Ver anexo I |
Ensino Médio Completo |
2 |
805,00 |
12 |
1.1. Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital
aquele(a)s que:
1.1.1. Função Pós-doutorado (20h):
Tenham concluído doutorado em
engenharia ou áreas correlatas.
1.1.2. Função Mestrando (40h): Estejam
cursando mestrado em engenharia ou áreas correlatas.
1.1.3. Função Graduando (20h): Tenham concluído ou estejam cursando graduação em engenharia ou áreas correlatas.
1.1.4. Função Doutorando (40h):
Estejam cursando doutorado em engenharia ou áreas
correlatas.
1.1.5. Função Bolsista de Inovação III (20h):
Tenham Mestrado completo ou
doutorado em andamento em engenharia ou áreas correlatas.
1.1.6. É desejável que tenham experiência acadêmica e/ou prática em: processos de fabricação (usinagem e
estampagem), ferramentaria, mapeamento de processos, especificação de
requisitos para desenvolvimento de software, trabalho em equipe, simulação
computacional de fluidos (CFD) e sólidos (elementos finitos, corpo-rígido),
conceitos de planejamento de produção (lean manufacturing).
1.2. São atribuições da(os)
bolsistas:
1.2.1. Realização
das atividades especificadas para cada bolsa de acordo com o Plano de Trabalho dos Bolsistas enviado para a FUNDEP (Anexo I).[AS3]
1.2.2. Participação
em visitas técnicas a empresas e instituições parceiras do projeto de pesquisa.
1.2.3. Participação
em reuniões e eventos de divulgação do projeto de pesquisa.
1.2.4. Organização
do espaço de trabalho.
1.2.5. Elaboração
de relatórios técnicos, artigos científicos, manuais, documentos e
apresentações relativos às atividades desenvolvidas no projeto.
1.2.6. Atividades
não previstas neste edital, mas que estejam relacionadas à temática do problema
e sejam relevantes para o bom andamento do projeto.
1.3. Serão
disponibilizadas 16 (dezesseis) vagas.
2.
DA DEDICAÇÃO
AO PROJETO/REGIME
DAS ATIVIDADES
2.1. Para o desenvolvimento das atividades previstas os (as) bolsistas de
graduação e pós-doutorado (20h) deverão dedicar 20 horas semanais.
2.2. Para o desenvolvimento das atividades previstas os (as) bolsistas de
mestrado, doutorado e pós-doutorado (40h) deverão dedicar
40 horas semanais.
2.3. As atividades deverão ser realizadas
de presencial ou híbrida, conforme a descrição da tabela na seção 1 deste
edital.
3.DAS INSCRIÇÕES
3.1.
Antes de realizar a inscrição, o(a) interessado(a) em participar do
processo seletivo, que
recebe bolsa por outra instituição, deverá:
3.1.1. Verificar junto à referida
instituição a possibilidade de acúmulo de bolsas.
3.1.2. Certificar-se de ter
disponibilidade de horário para exercício da função, conforme estipulado na
cláusula 2. DA DEDICAÇÃO AO
PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES.
3. 2. O(a) candidato(a) deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre as
00h01min do dia 10/04/2025
e as
23h59min do dia 24/04/2025.
3.2.1. Para efetivar a inscrição será necessário o envio, para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br
com cópia para andre.l@ufabc.edu.br, cesar.freire@ufabc.edu.br e ugo.ibusuki@ufabc.edu.br de
comprovante de escolaridade, currículo lates e/ou
vitae e Carta de manifestação de interesse na vaga, em que se apresente o perfil desejável para a vaga (todos os documentos deverão ser
enviados em pdf).
3.2.1.1. A carta de manifestação de interesse
na vaga deve estar assinada pelo(a) candidato(a), podendo ser digitalizada ou
manuscrita.[AS6]
3.2.1.2. Não serão disponibilizados modelos
para a carta de manifestação de interesse na vaga, ficando a critério do(a)
candidato(a) a adoção de formato e conteúdo que entender cabíveis.
3.2.2. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a) candidato(a), o NÚMERO
DESTE EDITAL (047/2025)
e o(s) CÓDIGO(S) DA(S) VAGA(S).
3.3. A não apresentação da documentação
exigida poderá ser motivo de desclassificação dos candidatos.
3.4. O candidato poderá concorrer
a mais de 1 (uma) vaga devendo indicar, no corpo do e-mail, a ordem de preferência.
4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO
4.1. Será
atribuída, conforme especificado:
4.1.1 Bolsista
graduando
(20h)
4.1.2. 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$ 805,00(oitocentos
e cinco reais), conforme a previsão orçamentária destinada para esta
finalidade, por 12 (doze) meses,
correspondente
ao período de maio/2025 a maio/2026.
4.2.1 Bolsista
mestrando (40h)
4.2.2. 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$ 2415,00(dois
mil quatrocentos e quinze reais), conforme a previsão
orçamentária destinada para esta finalidade, por 12 (doze) meses, correspondente ao
período de maio/2025 a maio/
2026.
4.3.1 Bolsista
doutorando (40h)
4.3.2. 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$ 3565,00(três
mil quinhentos e sessenta e cinco reais), conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 12 (doze) meses,
correspondente
ao período de maio/2025 a maio/
2026.
4.4.1 Bolsista
de Inovação III (20h)
4.4.2. 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$ 2070,00(dois
mil e setenta reais), conforme a previsão
orçamentária destinada para esta finalidade, por 12 (doze) meses, correspondente ao
período de maio/2025 a maio/2026.
4.5.1 Bolsista
de pós-doutorado (20h)
4.5.2. 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$ 4255,00(quatro
mil duzentos e cinquenta e cinco reais), conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 12 (doze) meses,
correspondente
ao período de maio/2025
a maio/2026.
4.6. Poderão ser aprovados candidatos em
número superior às vagas disponibilizadas, os quais comporão cadastro de
suplência e poderão ser chamados, de acordo com a ordem de classificação no
processo seletivo, em caso de desistência do(a) primeiro(a) colocado(a).
4.7. O início das atividades/contratação
ficará condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador
do Projeto.
5. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
5.1. Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital.
Não será permitida a alteração
e/ou a complementação
da documentação após a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.
5.2. É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para candidato(a)
selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe
de coordenação do projeto objeto
deste edital.
5.3. É vedada
a contratação de bolsista, bem como o pagamento da bolsa prevista neste edital, a candidato
selecionado, de
nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente
ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser
o mesmo de exigência
obrigatória.
6. DO PROCESSO DE
SELEÇÃO
6.1. A seleção
será realizada em
duas etapas,
que consistirão em:
6.1.1. Análise dos
currículos e cartas
de intenção dos(as)
candidatos(as).
6.1.2. Entrevista, que será realizada de forma virtual/eletrônica.
6.2. É de responsabilidade do(a) candidato(a), aprovado(a) para a etapa de entrevista,
verificar as informações (dia, horário, local ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada
no site https://fapunifesp.edu.br/editais
6.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocados até 5 (cinco) candidatos por
vaga.
6.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente, a desclassificação do candidato,
independentemente do motivo alegado.
7.DO
CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO
|
Etapa |
Descrição |
Caráter/Detalhamento |
Período |
|
1ª fase |
Análise
curricular |
Classificatória e eliminatória |
25/04/2025 a 28/04/2025 |
|
2ª fase |
Convocação para
Entrevista |
Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase |
29/04/2025 |
|
3ª fase |
Entrevista |
Classificatória e eliminatória |
05/05/2025 a 08/05/2025 |
|
4ª fase |
Resultado
preliminar |
Divulgação dos candidatos aprovados antes da etapa de
recursos |
09/05/2025 |
|
5ª fase |
Recursos |
Solicitação de reconsideração do resultado preliminar |
12/05/2025 |
|
6ª fase |
Resultado pós
recursos |
Divulgação da listagem final de candidatos aprovados |
13/05/2025 |
7.1. O presente processo
seletivo será válido
por 12 (doze) meses, contados a partir da data de publicação deste
Edital.
7.2. O contrato do bolsista poderá ser prorrogado, mediante interesse da instituição e
disponibilidade de recurso financeiro adicional,
hipótese em que haverá retificação do prazo
de contratação definido neste
edital.
7.3. O valor da bolsa somente conseguirá
ser reajustado se houver disponibilidade de recursos financeiros, alteração do
plano de trabalho e aprovação do órgão financiador, hipótese em que poderá ser
analisada a retificação do valor da bolsa definido neste edital.
7.4. As
atividades terão início em 15/05/2025 e término em 14/05/2026,
condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador do
Projeto.
8.
DOS RECURSOS
8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo
de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br
em até 01 (um) dia útil a partir
da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, o(a)
candidato(a) deverá identificar: Recurso para processo seletivo – PROJETO “UFABC - 27194*42 - Acordo de Parceria
27194.00.00/2024.02-00 - Rota 2030”,
EDITAL N°047/2025.
8.2. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que decidirá pelo
deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá
recurso contra a decisão da Comissão.
8.3. Não será aceita interposição de recursos por outros meios não especificados neste Edital.
9.
DA CONCESSÃO DA BOLSA
9.1. O(a) candidato(a)
selecionado(a) deverá assinar Termo de Concessão de Bolsa, que será
disponibilizado pela FapUnifesp.
9.2. Para elaboração
do Termo, logo após a publicação do Resultado Final, os(as) candidatos(as)
aprovados(as), deverão providenciar a documentação, as declarações e os
formulários constantes do link https://fapunifesp.edu.br/bolsistas e enviá-la para os e-mails do Projeto:
9.3. É obrigatório que
a conta do(a) bolsista seja conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil.
9.4. O(a) candidato(a) que não for correntista do Banco do Brasil poderá solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante
solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua
seleção
neste
Edital.
10.
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade
do(a) solicitante.
10.2.
A inscrição pressupõe a concordância com
todos os itens
deste
Edital.
10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo
deste edital podem ser
obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br
10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito
de resolver os casos omissos e as
situações
não previstas no presente edital.
10.5. A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou
em parte, seja por decisão unilateral da UFABC e/ou da FapUnifesp, sem que isso
implique direito à indenização ou
reclamação de qualquer natureza.
10.6. A bolsa é destinada
exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional
ao projeto e não implicará, sob
hipótese alguma, em vínculo empregatício.
10.7. Eventual suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deverá ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular
e entrevista do candidato.
11. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO
DE DADOS PESSOAIS
11.1. As
partes concordam que qualquer atividade de tratamento envolvendo dados pessoais
somente será realizada na medida necessária para a execução do objeto da
prestação de serviços deste Edital, em conformidade com a legislação vigente
sobre Proteção de Dados Pessoais e as determinações de órgãos
reguladores/fiscalizadores sobre a matéria, em especial, a Lei nº 13.709, de 14
de agosto de 2018, bem como as demais normas aplicáveis.
11.2.
Os dados pessoais coletados para inscrição neste Edital incluem, mas não se
limitam às informações necessárias para a execução do objeto do Contrato e têm
a finalidade de execução do Contrato, conforme disposto no artigo 7º, inciso V,
da Lei nº 13.709/2018 e poderão ser compartilhados com entes parceiros e/ou
agentes públicos para fins de prestação de contas.
11.3. Disposições
específicas relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser
dispostas na Política de Privacidade da FAP.
11.4. Dúvidas, questionamentos e requisições relativas à privacidade e a proteção de dados dos titulares que participam deste Edital poderão ser sanadas por seu Encarregado de Proteção de Dados (DPO) da FAP, Sr. João Vitor Finotti, através do e-mail: dpo@fapunifesp.edu.br.
ANEXO
I
P1 - Graduando B
|
1.
Modalidade da bolsa: Bolsa de Graduação (BG) |
|
|
2.
Duração da bolsa: 12 (meses) |
3.
Dedicação: 40 (horas/semana) |
|
4.
Resumo do trabalho a ser desenvolvido: Pesquisar
componentes comuns dos ferramentais de estampagem que podem ser padronizados
para reduzir as variações, o custo e facilitar a fabricação, proporcionando
uma melhor competitividade para a cadeia de ferramentais. |
|
|
5.
Objetivos pretendidos: Criar
padronização de processos de fabricação em aços utilizados nos ferramentais
de estampagem. |
|
|
6.
Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de
execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com
a Planilha de Atividades): P1.4
- Realizar pesquisa de mercado para identificar os principais componentes
utilizados em aço para corte e flangeamento em ferramentais de estampagem;
analisar as especificações técnicas e requisitos dos componentes existentes,
avaliando a viabilidade de padronização dos componentes em termos de custos,
desempenho e disponibilidade; e selecionar os componentes que serão
padronizados com base nos critérios disponíveis. P1.5
- Definição das especificações técnicas detalhadas dos componentes
padronizados, incluindo dimensões, tolerâncias, materiais e tratamentos de
superfície. P1.6
- Mapeamento da rota de manufatura do processo atual e definição de um fluxo
de processo padronizado. P1.7
- Aplicação dos conhecimentos desenvolvido no durante o projeto, construção e
try-out de cada Demonstrador 2.0. P1.8
- Elaborar plano estratégico para consolidação e disseminação dos resultados
do subprojeto. |
|
P1 -
Pós-doc B
P1 - Mestrando A
|
1.
Modalidade da bolsa: Bolsa de Pós-doutorado |
|
|
2.
Duração da bolsa: 12 (meses) |
3.
Dedicação: 20 (horas/semana) |
|
4.
Resumo do trabalho a ser desenvolvido: Pesquisar
componentes comuns dos ferramentais de estampagem que podem ser padronizados
para reduzir as variações, o custo e facilitar a fabricação, proporcionando
uma melhor competitividade para a cadeia de ferramentais. |
|
|
5.
Objetivos pretendidos: Criar
padronização de processos de fabricação em aços utilizados nos ferramentais
de estampagem. |
|
|
6.
Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de
execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com
a Planilha de Atividades): P1.4
- Realizar pesquisa de mercado para identificar os principais componentes
utilizados em aço para corte e flangeamento em ferramentais de estampagem;
analisar as especificações técnicas e requisitos dos componentes existentes,
avaliando a viabilidade de padronização dos componentes em termos de custos,
desempenho e disponibilidade; e selecionar os componentes que serão
padronizados com base nos critérios disponíveis. P1.5
- Definição das especificações técnicas detalhadas dos componentes
padronizados, incluindo dimensões, tolerâncias, materiais e tratamentos de
superfície. P1.6
- Mapeamento da rota de manufatura do processo atual e definição de um fluxo
de processo padronizado. P1.7
- Aplicação dos conhecimentos desenvolvido no durante o projeto, construção e
try-out de cada Demonstrador 2.0. P1.8
- Elaborar plano estratégico para consolidação e disseminação dos resultados
do subprojeto. |
|
|
1.
Modalidade da bolsa: Bolsa de Mestrado (BM) |
|
|
2.
Duração da bolsa: 12 (meses) |
3.
Dedicação: 40 (horas/semana) |
|
4.
Resumo do trabalho a ser desenvolvido: Pesquisar
componentes comuns dos ferramentais de estampagem que podem ser padronizados
para reduzir as variações, o custo e facilitar a fabricação, proporcionando
uma melhor competitividade para a cadeia de ferramentais. |
|
|
5.
Objetivos pretendidos: Criar
padronização para componentes comuns (standard) das ferramentas de
estampagem. |
|
|
6.
Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de
execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com
a Planilha de Atividades): P1.1
- Elaboração de lista dos componentes para padronização. P1.2
- Identificação de semelhanças entre os padrões utilizados pelas montadoras
no Brasil e definição de um conjunto de opções candidatas a padrão, além da
identificação de um conjunto de fornecedores nacionais. P1.3
- Avaliação e seleção dos padrões a serem adotados pelo setor, por consenso
entre as montadoras. P1.7
- Aplicação dos conhecimentos desenvolvido no durante o projeto, construção e
try-out de cada Demonstrador 2.0. P1.8
- Elaborar plano estratégico para consolidação e disseminação dos resultados
do subprojeto. |
|
P1 - Mestrando B
|
1.
Modalidade da bolsa: Bolsa de Mestrado (BM) |
|
|
2.
Duração da bolsa: 12 (meses) |
3.
Dedicação: 40 (horas/semana) |
|
4.
Resumo do trabalho a ser desenvolvido: Pesquisar
componentes comuns dos ferramentais de estampagem que podem ser padronizados
para reduzir as variações, o custo e facilitar a fabricação, proporcionando
uma melhor competitividade para a cadeia de ferramentais. |
|
|
5. Objetivos
pretendidos: Criar
padronização de processos de fabricação em aços utilizados nos ferramentais
de estampagem. |
|
|
6.
Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de
execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com
a Planilha de Atividades): P1.4
- Realizar pesquisa de mercado para identificar os principais componentes
utilizados em aço para corte e flangeamento em ferramentais de estampagem;
analisar as especificações técnicas e requisitos dos componentes existentes,
avaliando a viabilidade de padronização dos componentes em termos de custos,
desempenho e disponibilidade; e selecionar os componentes que serão
padronizados com base nos critérios disponíveis. P1.5
- Definição das especificações técnicas detalhadas dos componentes
padronizados, incluindo dimensões, tolerâncias, materiais e tratamentos de
superfície. P1.6
- Mapeamento da rota de manufatura do processo atual e definição de um fluxo
de processo padronizado. P1.7
- Aplicação dos conhecimentos desenvolvido no durante o projeto, construção e
try-out de cada Demonstrador 2.0. P1.8
- Elaborar plano estratégico para consolidação e disseminação dos resultados
do subprojeto. |
|
P4: Montagem
P4 -
Doutorando B
|
1.
Modalidade da bolsa: Bolsa de Doutorado (BD) |
|
|
2.
Duração da bolsa: 12 (meses) |
3.
Dedicação: 40 (horas/semana) |
|
4.
Resumo do trabalho a ser desenvolvido: Executar
o benchmark das melhores práticas de fornecedores de estampos |
|
|
5.
Objetivos pretendidos: 1. Levantamento
bibliográfico e de mercado das melhores práticas de layout de montagem de
estampos 2.
Acompanhamento da execução do benchmark com foco em melhores práticas de
planejamento da montagem, execução e controle 3.
Elaboração de relatório das melhores práticas de planejamento da montagem,
execução e controle |
|
|
6.
Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de
execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com
a Planilha de Atividades): P6.1 - Definição da estratégia de benchmarking por busca
orientada; P6.2 - Pesquisas
bibliográficas e de mercado por meio de estudos de tendências acadêmicas e de
mercado; P6.3 - Selecionar, de
forma representativa, ferramentarias e empresas participantes do estudo; P6.4 - Levantamento das
boas práticas, aspectos críticos e gargalos na manufatura de estampos; P6.5 - Prospecção da
tecnologia de técnicas existentes de manufatura de estampos, visando explicitar normas, tempos, custos e aspectos da qualidade e
buscando grandes players de fornecimento tecnológico; P6.6 - Elaboração de
relatório de benchmarking e proposta de roadmap para cumprimento das boas práticas identificadas. |
|
P4 - Bolsista Inovação III
|
1. Modalidade da bolsa: Incentivo a Inovação III |
|
|
2. Duração da bolsa: 12 (meses) |
3. Dedicação: 20 (horas/semana) |
|
4. Resumo do trabalho a ser desenvolvido: Realizar o desenvolvimento da bancada assistida
virtualmente para montagem dos estampos |
|
|
5. Objetivos pretendidos: Desenvolvimento da bancada assistida virtualmente
para montagem dos estampos a fim de ajudar o operador no sequenciamento da
operação de montagem evitando erros e aumentando a qualidade da operação |
|
|
6. Plano de trabalho (incluir metodologia, as
atividades e o cronograma de execução de atividades a serem desempenhadas
pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades): P6.1 - Levantamento das melhores práticas de
sistemas de bancada assistida virtualmente para montagem dos estampos P6.2 - Desenvolvimento de sistemas de bancada
assistida virtualmente para montagem dos estampos P6.3 - Implementação de sistemas de bancada
assistida virtualmente para montagem dos estampos P6.4 - Elaboração de testes e validação final de
sistemas de bancada assistida virtualmente para montagem dos estampos.
|
|
P4 - Graduando B
|
1. Modalidade da bolsa: Bolsa de
graduação (BG) |
|
|
2. Duração da bolsa: 12 (meses) |
3. Dedicação: 20 (horas/semana) |
|
4. Resumo do trabalho a ser
desenvolvido: Desenvolvimento simulação 3D do layout
fabril. Apoio na análise dos resultados. |
|
|
5. Objetivos pretendidos: 1. Desenvolvimento dos modelos 3D
do layout fabril 2. Programação da simulação em
Plant simulation 3. Planejamento do processo de
montagem |
|
|
6. Plano de trabalho (incluir
metodologia, as atividades e o cronograma de execução de atividades a serem
desempenhadas pelo bolsista em consonância com a Planilha de Atividades): O profissional com experiência
técnica no em sistemas CAD/CAM/CNC realizará apoio no desenvolvimento dos
modelos 3D, simulação em Plant simulation e no planejamento do processo de
montagem. P6.1 - Revisão da literatura P6.2 – Modelamento 3D P6.3 - Programação no Plant
simulation P6.4 - Planejamento da montagem P6.5 - Análise dos resultados P6.6 – Escrita de relatório
|
|
11.1.P5:
Monitoramento
P5 - Mestrando A
|
1.
Modalidade da bolsa: Bolsa de Mestrado (BM) |
|
|
2.
Duração da bolsa: 12 (meses) |
3.
Dedicação: 40 (horas/semana) |
|
4.
Resumo do trabalho a ser desenvolvido: Incorporar
soluções de monitoramento de processo às etapas de montagem, try-out e
produção, tais como solução para medição de folga e alimentação (draw-in),
solução para monitoramento de produtividade de ferramentais (integração com
projeto DASHFER), e solução baseada em visão computacional para inspeção de
operações de montagem. Realização de simulações de fenômenos que influenciam
no processo de estampagem, notadamente a saída de retalhos e refrigeração do
ferramental. |
|
|
5.
Objetivos pretendidos: Avaliar
o impacto e os benefícios da implantação das soluções de monitoramento e das
simulações nos ferramentais que serão construídos. |
|
|
6.
Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de
execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com
a Planilha de Atividades): P5.1
-Medição de folga e alimentação – Acompanhamento de implementação e avaliação
de sistema de medição de alimentação (draw-in) e folga (espaçamento)
nos demonstradores de estampagem. P5.2
- Medição de uso do ferramental – Acompanhamento de implementação e avaliação
de solução de sensoriamento e monitoramento de ferramentas nos demonstradores
de estampagem. P5.3
- Simulação de saída de retalhos - Realização de simulações virtuais para
analisar o sistema de saída de retalho das ferramentas de estampagem em ritmo
de produção. P5.6
- Aplicação - Aplicação dos conhecimentos desenvolvidos nas fases de projeto,
construção e try-out de cada Demonstrador 2.0. P5.7
- Estratégia de consolidação - Discussão de estratégias para adoção efetiva
do conhecimento pelo setor de ferramentarias. |
|
P5 - Mestrando B
|
1.
Modalidade da bolsa: Bolsa de Mestrado (BM) |
|
|
2.
Duração da bolsa: 12 (meses) |
3.
Dedicação: 40 (horas/semana) |
|
4.
Resumo do trabalho a ser desenvolvido: Incorporar
soluções de monitoramento de processo às etapas de montagem, try-out e
produção, tais como solução para medição de folga e alimentação (draw-in),
solução para monitoramento de produtividade de ferramentais (integração com
projeto DASHFER), e solução baseada em visão computacional para inspeção de
operações de montagem. Realização de simulações de fenômenos que influenciam
no processo de estampagem, notadamente a saída de retalhos e refrigeração do
ferramental. |
|
|
5.
Objetivos pretendidos: Avaliar
o impacto e os benefícios da implantação das soluções de monitoramento e das
simulações nos ferramentais que serão construídos. |
|
|
6.
Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de
execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com
a Planilha de Atividades): P5.1
-Medição de folga e alimentação – Acompanhamento de implementação e avaliação
de sistema de medição de alimentação (draw-in) e folga (espaçamento)
nos demonstradores de estampagem. P5.2
- Medição de uso do ferramental – Acompanhamento de implementação e avaliação
de solução de sensoriamento e monitoramento de ferramentas nos demonstradores
de estampagem. P5.4
-Simulação de refrigeração de ferramentas - Realização de simulação
computacional para avaliar estratégias de refrigeração das superfícies das
ferramentas de estampagem. P5.6
- Aplicação - Aplicação dos conhecimentos desenvolvidos nas fases de projeto,
construção e try-out de cada Demonstrador 2.0. P5.7
- Estratégia de consolidação - Discussão de estratégias para adoção efetiva
do conhecimento pelo setor de ferramentarias. |
|
P5 - Graduando AB
|
1.
Modalidade da bolsa: Bolsa de graduação (BG) |
|
|
2.
Duração da bolsa: 12 (meses) |
3.
Dedicação: 20 (horas/semana) |
|
4.
Resumo do trabalho a ser desenvolvido: Incorporar
soluções de monitoramento de processo às etapas de montagem, try-out e
produção, tais como solução para medição de folga e alimentação (draw-in),
solução para monitoramento de produtividade de ferramentais (integração com
projeto DASHFER), e solução baseada em visão computacional para inspeção de
operações de montagem. Realização de simulações de fenômenos que influenciam
no processo de estampagem, notadamente a saída de retalhos e refrigeração do
ferramental. |
|
|
5.
Objetivos pretendidos: Avaliar
o impacto e os benefícios da implantação das soluções de monitoramento e das
simulações nos ferramentais que serão construídos. |
|
|
6.
Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de
execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com
a Planilha de Atividades): P5.1
-Medição de folga e alimentação – Acompanhamento de implementação e avaliação
de sistema de medição de alimentação (draw-in) e folga (espaçamento)
nos demonstradores de estampagem. P5.2
- Medição de uso do ferramental – Acompanhamento de implementação e avaliação
de solução de sensoriamento e monitoramento de ferramentas nos demonstradores
de estampagem. P5.3
- Simulação de saída de retalhos - Realização de simulações virtuais para
analisar o sistema de saída de retalho das ferramentas de estampagem em ritmo
de produção. P5.6
- Aplicação - Aplicação dos conhecimentos desenvolvidos nas fases de projeto,
construção e try-out de cada Demonstrador 2.0. P5.7
- Estratégia de consolidação - Discussão de estratégias para adoção efetiva
do conhecimento pelo setor de ferramentarias. |
|
P5 - Graduando CD
|
1.
Modalidade da bolsa: Bolsa de graduação (BG) |
|
|
2.
Duração da bolsa: 12 (meses) |
3.
Dedicação: 40 (horas/semana) |
|
4.
Resumo do trabalho a ser desenvolvido: Incorporar
soluções de monitoramento de processo às etapas de montagem, try-out e
produção, tais como solução para medição de folga e alimentação (draw-in),
solução para monitoramento de produtividade de ferramentais (integração com
projeto DASHFER), e solução baseada em visão computacional para inspeção de
operações de montagem. Realização de simulações de fenômenos que influenciam
no processo de estampagem, notadamente a saída de retalhos e refrigeração do
ferramental. |
|
|
5.
Objetivos pretendidos: Avaliar
o impacto e os benefícios da implantação das soluções de monitoramento e das
simulações nos ferramentais que serão construídos. |
|
|
6.
Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de
execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com
a Planilha de Atividades): P5.1
-Medição de folga e alimentação – Acompanhamento de implementação e avaliação
de sistema de medição de alimentação (draw-in) e folga (espaçamento) nos
demonstradores de estampagem. P5.2
- Medição de uso do ferramental – Acompanhamento de implementação e avaliação
de solução de sensoriamento e monitoramento de ferramentas nos demonstradores
de estampagem. P5.4
-Simulação de refrigeração de ferramentas - Realização de simulação
computacional para avaliar estratégias de refrigeração das superfícies das
ferramentas de estampagem. P5.6
- Aplicação - Aplicação dos conhecimentos desenvolvidos nas fases de projeto,
construção e try-out de cada Demonstrador 2.0. P5.7
- Estratégia de consolidação - Discussão de estratégias para adoção efetiva
do conhecimento pelo setor de ferramentarias. |
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11.1.P7:
Plataforma digital
P7 – Mestrando A
|
1.
Modalidade da bolsa: Bolsa de Mestrado (BM) |
|
|
2.
Duração da bolsa: 12 (meses) |
3.
Dedicação: 40 (horas/semana) |
|
4.
Resumo do trabalho a ser desenvolvido: Estruturar
uma plataforma de compras aplicável ao setor de ferramentarias, de tal forma
a aumentar a integração da cadeia possibilitando a paralelização de
trabalhos, redução de custos operacionais das ferramentarias com gestão,
redução de prazos, e viabilizando a criação de um novo modelo de negócios
para a cadeia. Deve também avaliar a viabilidade da plataforma por meio da
aplicação do conceito aos Demonstradores 2.0 para a realização da aquisição
de produtos e serviços do setor de ferramentais. A plataforma de compras a
ser utilizada será uma aplicação da plataforma Conecta Mais já desenvolvida
para a Linha IV do Rota 2030, a fim de agregar novas funcionalidades à
plataforma já existente. |
|
|
5.
Objetivos pretendidos: Gerar
um caderno de requisitos e um plano estratégico para a plataforma que será
desenvolvida para o setor de ferramentarias. |
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|
6.
Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de
execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com
a Planilha de Atividades): P7.1
-Especificação de requisitos para plataforma - Seleção dos serviços a serem
oferecidos pela plataforma digital; definição dos processos a serem
implementados; levantamento de requisitos de desempenho da plataforma, entre
outros. P7.2
- Levantamento e qualificação de fornecedores - Busca e seleção de ampla gama
de fornecedores para cada serviço a ser disponibilizado pela plataforma
digital. P7.3
- Análise de viabilidade de solução - Definição das condições mínimas para
plataforma se tornar um produto viável, incluindo modelo de negócios. P7.4
-Identificação de regras de decomposição e distribuição de pedidos -
Definição de regras para decomposição de um serviço e sua posterior
distribuição entre fornecedores. P7.5
- Estruturação e implementação da plataforma - Definição de arquitetura para
plataforma, bem como da elaboração de uma prova de conceito para uso nos
Demonstradores 2.0. P7.6
- Aplicação - Planejamento e aplicação da plataforma digital nos
Demonstradores 2.0, especificando o que será aplicado em cada caso. P7.7
- Estratégia de consolidação - Discussão de estratégias para adoção efetiva
da plataforma pelo setor de ferramentarias. Elaborar plano estratégico para
consolidação e disseminação dos resultados do subprojeto. |
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P7 - Graduando ABC
|
1.
Modalidade da bolsa: Bolsa de Graduação (BG) |
|
|
2.
Duração da bolsa: 12 (meses) |
3.
Dedicação: 20 (horas/semana) |
|
4. Resumo
do trabalho a ser desenvolvido: Estruturar
uma plataforma de compras aplicável ao setor de ferramentarias, de tal forma
a aumentar a integração da cadeia possibilitando a paralelização de
trabalhos, redução de custos operacionais das ferramentarias com gestão,
redução de prazos, e viabilizando a criação de um novo modelo de negócios
para a cadeia. Deve também avaliar a viabilidade da plataforma por meio da
aplicação do conceito aos Demonstradores 2.0 para a realização da aquisição
de produtos e serviços do setor de ferramentais. A plataforma de compras a
ser utilizada será uma aplicação da plataforma Conecta Mais já desenvolvida
para a Linha IV do Rota 2030, a fim de agregar novas funcionalidades à
plataforma já existente. |
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5.
Objetivos pretendidos: Gerar
um caderno de requisitos e um plano estratégico para a plataforma que será
desenvolvida para o setor de ferramentarias. |
|
|
6.
Plano de trabalho (incluir metodologia, as atividades e o cronograma de
execução de atividades a serem desempenhadas pelo bolsista em consonância com
a Planilha de Atividades): P7.1
-Especificação de requisitos para plataforma - Seleção dos serviços a serem
oferecidos pela plataforma digital; definição dos processos a serem
implementados; levantamento de requisitos de desempenho da plataforma, entre
outros. P7.2
- Levantamento e qualificação de fornecedores - Busca e seleção de ampla gama
de fornecedores para cada serviço a ser disponibilizado pela plataforma
digital. P7.3
- Análise de viabilidade de solução - Definição das condições mínimas para
plataforma se tornar um produto viável, incluindo modelo de negócios. P7.4
-Identificação de regras de decomposição e distribuição de pedidos -
Definição de regras para decomposição de um serviço e sua posterior
distribuição entre fornecedores. P7.5
- Estruturação e implementação da plataforma - Definição de arquitetura para
plataforma, bem como da elaboração de uma prova de conceito para uso nos
Demonstradores 2.0. P7.6
- Aplicação - Planejamento e aplicação da plataforma digital nos
Demonstradores 2.0, especificando o que será aplicado em cada caso. P7.7
- Estratégia de consolidação - Discussão de estratégias para adoção efetiva
da plataforma pelo setor de ferramentarias. Elaborar plano estratégico para
consolidação e disseminação dos resultados do subprojeto. |
|
A FapUnifesp torna publica a alteração do período de contratação.
No parágrafo 7.4:
Onde se lê: As atividades terão início em 15/05/2025 e término em 14/05/2026.
Leia-se: As atividades terão início em 02/06/2025 e término em 31/05/2026.
Na clausula 4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO
Onde se lê: correspondente ao período de maio/2025 a maio/2026
Leia-se:
A FapUnifesp torna público o resultado Final, após conclusão das fases do processo seletivo para contratação de Bolsistas:
Doutorando (40h) - P4 - Doutorando B
APROVADO
Thiago Cannabrava de Souza
Mestrando (40h) - P5 - Mestrando A
APROVADO
Antônio Marcos da Silva
Graduando (20h) - P1 - Aluno de Graduação B
APROVADA
Ana Luiza Ramos Fernandes de Jesus
Graduando (20h) - P4 - Graduando B
APROVADO
Felipe Santos
Graduando (20h) - P5 - Graduando AB
APROVADO
Daniel Moreira de Souza
Graduando (20h) - P5 - Graduando CD
APROVADA
Larissa Suemi Yazaki Sato
Onde lê-se: Vagas que não houveram candidatos aprovados, leia-se:
Mestrando (40h) - P1 - Mestrando B
Bolsista de Inovação III (20h) - P4 - Bolsista Inovação III
Graduando (20h) - P1 - Aluno de Graduação B
Graduação (20h) - P5 - Graduando CD
Mestrando (40h) - P7 - Mestrando A
Graduando (20h) - P7 - Graduando ABC
A FapUnifesp torna público o resultado preliminar, após conclusão das fases do processo seletivo para contratação de Bolsistas:
Doutorando (40h) - P4 - Doutorando B
APROVADO
Thiago Cannabrava de Souza
Mestrando (40h) - P5 - Mestrando A
APROVADO
Antônio Marcos da Silva
Graduando (20h) - P1 - Aluno de Graduação B
APROVADA
Ana Luiza Ramos Fernandes de Jesus
Graduando (20h) - P4 - Graduando B
APROVADO
Felipe Santos
Graduando (20h) - P5 - Graduando AB
APROVADO
Daniel Moreira de Souza
Graduando (20h) - P5 - Graduando CD
APROVADA
Larissa Suemi Yazaki Sato
Não compareceram à entrevista
Atália Moiane Marcos Canda
Marcos Augusto Pacheco
Vagas que não houveram candidatos aprovados
Mestrando (40h) - P1 - Mestrando B
Graduando (20h) - P1 - Aluno de Graduação B
Graduação (20h) - P5 - Graduando CD
Mestrando (40h) - P7 - Mestrando A
Graduando (20h) - P7 - Graduando ABC
Vagas que não houveram candidatos
Mestrando (40h) - P5 - Mestrando B
Convocamos os (as) candidatos (as) a seguir, para a fase de
entrevistas que será realizado entre os dias 05/05/2025 e 07/05/2025,
nos horários especificados.
A entrevista será realizada por videoconferência, através da
plataforma Google Meet:
Link da videochamada: https://meet.google.com/awa-ubrc-thk
Dia 05/05/2025 (segunda-feira)
|
Horário |
Vaga |
Candidato |
|
09h30min |
P5 - Mestrando A |
Antonio Marcos da Silva |
|
10h00min |
P5 - Graduando AB |
Ana Luiza Ramos Fernandes de Jesus |
|
11h00min |
P4 - Graduando B |
Daniel Moreira de Souza |
|
14h00min |
P1 - Mestrando A |
Atália Moiane Marcos Canda |
|
14h30min |
P1 - Pós-Doc B |
Ana Beatriz Carollo Rocha Lima |
Dia 06/05/2025 (terça-feira)
|
Horário |
Vaga |
Candidato |
|
13h00min |
P4 - Bolsista Inovação III |
Solange Damaceno |
|
13h30min |
P4 - Doutorando B |
Abelardo Nascimento Filho |
|
14h00min |
P4 - Doutorando B |
Thiago Cannabrava de Souza |
|
14h30min |
P4 - Graduando B |
Fabricio Luiz da Silva |
|
15h00min |
P4 - Graduando B |
Juliana Ramos de Mello |
Dia 07/05/2025 (quarta-feira)
|
Horário |
Vaga |
Candidato |
|
09h30min |
P4 - Graduando B |
Felipe Santos |
|
10h00min |
P4 - Graduando B |
Marcos Augusto Pacheco |
|
10h30min |
P4 - Graduando B |
Larissa Suemi Yazaki Sato |